<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/20310266?origin\x3dhttp://palavra-do-dia.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
PALAVRA DO DIA
quinta-feira, novembro 30 ESPOCAR

«Desabrochar impetuosamente»



Em duas palavras:... Britney Spears.


Etiquetas:


Apalavrado por K@ :: 9:42 da manhã :: 1 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

quarta-feira, novembro 29 JALECO

«Casaco curto parecido com a jaqueta»

Ah!!!... Então é esse o nome daquelas coisas que passam por mim agora todos os dias no trabalho!... Realmente, eu andava intrigado!... Agora que chegou o frio, as gajas andam com uns casaquitos peludos (com ar de quentinho) mas... contraditoriamente curtos, pequenos, tanto que claramente não conseguem atingir o objectivo dos casacos, que é aquecer toda a parte superior do corpo das miúdas que os usam; a barriga e o fundo cas costas ficam praticamente destapados e o jaleco só acaba por aconchegar... digamos... a parte mamal. Bom... se calhar é esse o objectivo!... Sim... porque essa parte tem de estar - obrigatoriamente - sempre quentinha. Não sei... Digo eu...!

Etiquetas:


Apalavrado por K@ :: 10:32 da manhã :: 2 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

terça-feira, novembro 28 FLIBUSTEIRO

«aventureiro, ladrão; intrujão, trapaceiro; cavalheiro de indústria»

Qualquer ligação ou semelhança entre este e o post anterior... é pura coincidência...!

Etiquetas:


Apalavrado por K@ :: 12:57 da tarde :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

segunda-feira, novembro 27 DESAGRILHOAR

"livrar de grilhão, libertar, soltar"


José Veiga, ex-dirigente do Benfica, desagrilhoou-se por pouco. ou melhor, por muito, já que pagou uma pipa de massa de caução. Desagrilhoar. Palavra feia. Nada de futebolês. Aqui fala-se português, ainda que seja aplicada a gíria, mas, tal como o futebol só se joga com chuteiras, também aqui não se pode falar de salto alto sobre assuntos de bola. Desagrilhoar significa soltar, libertar do grilhão que, para a classe alta pode ser a corrente que segura os relógios e para o povo, simplesmente, a prisão.
.

Apalavrado por Maria :: 1:00 da tarde :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

sexta-feira, novembro 24 QUERSONEDO

"Ilha; península"

Definição alternativa: Local para onde o autor deseja desaparecer. De preferência que seja uma ilha ou penísula bonita, com praias limpas, muito sol, pouca gente, água do mar quentinha e espreguiçadeiras à sombra de folhas de palma, onde haja bebidas saborosas, servidas por mulheres igualmente saborosas. Um desejo chamado quersonedo, no fundo.

Etiquetas:


Apalavrado por K@ :: 3:54 da tarde :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

quinta-feira, novembro 23 DÍSCOLO

"O que tem mau génio"

De vez em quando - frequentemente - alguém me diz que tenho mau feitio. Verdade seja dita, as manhãs são muito complicadas. Também é verdade que não estou sozinha. Estou longe de ser um caso raro. Ainda hoje o meu chefe disse, ou melhor, berrou "Seus incompetentes!!!!!!!!!".
Bom, para a próxima que alguém lhe diga "Bom dia só se for para si" responda, com um sorriso nos lábios, "Não seja tão díscolo, meu caro!". "Perdão??? O que é que me chamou?!". Pois é, aqueles que têm mau génio são díscolos. Ou será antes, aqueles que são díscolos é que têm mau feitio? Enfim...E se o díscolo for o patrão até pode ser que o deixe de bom humor com o brilharete. Quem sabe, até ganhe uma promoção ao mostrar tanta cultura. Aumentos é que não, porque estamos em tempo de crise.

Apalavrado por Maria :: 1:16 da manhã :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

quarta-feira, novembro 22 PERISTILO

"Que serve de intróito; preâmbulo"


Oh, caraças!!! Então...!!! Esta devia ter sido a primeira palavra do blog, porra!!! Agora já não vai a tempo... Paciência... Se não foi no início... também já não é agora. Caro leitor,... esqueça esta palavra. Pedimos desculpa, porque está desactualizada.

Etiquetas:


Apalavrado por K@ :: 1:30 da manhã :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

terça-feira, novembro 21 ACO

"Pergaminho da pele de vitela"

Muito tempo passou, de facto, para um dia chegarmos a esta idade; à idade cibernética, em que escrever é algo feito 99,3% das vezes (se calhar estou a exagerar um bocado... talvez seja menos... assim tipo... 99,1% das vezes. É...!) num computador, através de um teclado, e não à mão, com tinta e tal. Há quem diga que a mística se perdeu, que o encanto de escrever uma carta já é coisa esquecida num passado longíquo. Mas... porra!... Tudo bem que a malta perder um tempinho a "desenhar" as letras, uma a uma, é coisa para dar mais brilho ao acto de escrever e que, em tempos idos, fazê-lo em pergaminho (mais a mais de pele de vitela) ainda devia ser mais especial. Mas devia cheirar mal que tresandava... não?!... Mal por mal... os computadores. Não há cá cheiros de pele acabada de curtir nem nada que se pareça. Aco ou não aco (que também não é nome que se apresente), o preferível mesmo é escrever por aqui, nos computadores, na internet, num qualquer teclado; onde é possível escrever, corrigir, voltar a escrever (e até desenhar, se apetecer)... sem cheiros estranhos e sem vitelas a perder a pele só para que a malta escreva umas linhas.

Etiquetas:


Apalavrado por K@ :: 1:52 da manhã :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

segunda-feira, novembro 20 LAMBUJEM

"Guloseima, gulodice"

Escreve-se, lê-se e diz-se da mesma forma, mas, há duas maneiras de ver esta palavra. Versão “Todos”, com o “T” no cantinho do ecrã, e a versão”Hard Core”, para maiores de 18 e sem acompanhamento dos pais. Quem viu o filme Nove Semanas e Meia sabe bem disso. Do inocente chupa-chupa na boca de uma criança à lambidela obscena num corpo coberto de chantilly. Eu cá gosto muito de lambujens! Humm…Tão bom! E não venham já aí as más línguas com as fogueiras da Inquisição, que eu só estou a dizer que gosto muito de chocolate, doce de morango e castanhas (tão boas nesta época do ano). Agora vá, quem não gosta de se lambujar que levante o dedo!

Apalavrado por Maria :: 7:32 da tarde :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

sexta-feira, novembro 17 VEXILOLOGIA

"Estudo das bandeiras, estandartes e insígnias e das suas simbologias, usos, convenções, etc."

Diz o resto da definição oficial que aos indíviduos que estudam a Vexilologia dá-se o nome de vexilólogos, o que provém de vexillum, nome dos estandartes utilizados no exército romano. Só para compltetar a coisa, aqui fica outro nome. FIAV. É - imagine-se - a Federação Internacional das Associações Vexilológicas (quem diria que há uma... federação!?), que coordena várias associações de entusiastas deste campo do conhecimento. A cada dois anos esta organização promove congressos de vexilologia. (fonte: Wikipédia).


Resumindo: Não fossem os nomes parvos (Vexilologia, vexilólogos, vexilológicos, etc.) nunca que nunca nos daríamos ao trabalho de saber quem é esta malta e que, para além de terem denomiações do piorzinho que aí há... claramente, também não devem ter amor-próprio, uma vida de jeito e muito menos uma sexualidade firme e minimamente edificante. É que... estudar bandeirinhas e tal... deve ser coisa de que um gajo não se deva gabar quando bebe um copo com uma miúda. Digo eu...! A não ser que ela se lembre de uma resposta "corajosa" tipo «Olha lá! Já vi que de bandeiras percebes tu. Mas... e hasteá-las...? Sabes...? Já agora, como é que estamos de mastro?...».


Enfim... pensando bem, se calhar esta malta até se safa com as gajas...!

Etiquetas:


Apalavrado por K@ :: 1:08 da tarde :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

quinta-feira, novembro 16 SAINETE


"Gosto especial"

Aquilo que eu tenho sempre que abro e devoro um iogurte de avelãs da marca "DIA", do Minipreço. Quê?!?! Estou a fazer publicidade?!??! EU?!?!?! NUNCA!!!!!... Que eu não sou desses que se põem a dizer marcas de produtos e tal à espera que lhe batam à porta com 25 caixas dessas coisas - tudo à borliú. Não!!!! Sinto um sainete doido ao comer a fantástica iogurtada mas seria incapaz de dizer que estes são os melhores iogurtes do mundo e que o Minipreço até nem perderia muito dinheiro - os iogurtes são baratos - se me trouxessem à porta de casa 25 caixas de duas dúzias deles cada uma. Nunca diria... Juro!

Etiquetas:


Apalavrado por K@ :: 11:14 da manhã :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------

quarta-feira, novembro 15 GOVETE


«Cepo de carpinteiro, com uma peça lateral e móvel, ligada por parafusos, para regular a distância a que há-de fazer-se o rebaixamento da madeira»

Estou certo de que não há muitos carpinteiros com queda para os blogs e ainda menos aqueles que, de facto, escrevam num ou tenham o hábito de irem à net ver se alguém fala do ofício de carpinteiro e tal. Mas deve haver... pelo menos um. Estatísticamente, no mínimo, não deve ser asim tão complicado pensar que no mundo inteiro haja um tipo qualquer ligado ao maravilhoso universo do trabalho com madeira que há-de ler este post e pensar: "Olha que rico blog! Serviço Público! A dar a definição de govete! Estou bem impressionado!". Ao que nós respondemos: "Oh carpinteiro! Não te iludas! A gente só aqui pôs a palavrinha por ser esquisita e para ver se havia malta como tu às voltas na internet a ver se falam desse ofício parvo que tens, tá?". E é assim que este blog vai fazer amigos... Vão ver se não é...!

Etiquetas:


Apalavrado por K@ :: 11:06 da manhã :: 0 palavras

Deixar ou Ler umas Palavrinhas

---------------oOo---------------